Para um bolo de amêndoa, bolachas, pão ou outro docinho aprenda a fazer farinha de amêndoa em casa com a Avó Cristina. A Avó prefere fazer farinha de amêndoa com casca, mas se preferir usar amêndoa já descascada basta ignorar os passos 1, 2 e 3.
Nota: Os passos 1 e 2 são opcionais, ferver as amêndoas ajuda a que a pele se solte mais facilmente.
Preparação
- Coloque uma panela com água ao lume até levantar fervura.
- Coloque as amêndoas numa bacia e adicione a água a ferver. Deixe repousar pelo menos 2 minutos, ou até as amêndoas se soltarem facilmente da casca.
- Escorra as amêndoas e retire a pele
- Numa processadora ou num 1,2,3 triture as amêndoas até obter uma farinha fina. Tenha em atenção que esta farinha nunca vai ficar tão fina como a farinha normal. Não tritura em excesso, pois pode transformar em manteiga de amêndoa.
- Para criar uma farinha mais fina: peneire a farinha e volte a triturar os grumos maiores. Repita o processo até atingir a consistência desejada.

Validade
Regra geral, a farinha de amêndoa caseira dura cerca de 2 a 3 meses a temperatura ambiente. Lembre-se de armazenar num recipiente hermético e num local fresco e seco. Nota: um recipiente hermético impede a passagem do ar, geralmente são utilizados frascos de vidro com tampa de enroscar, embalagens de plástico com fecho hermético ou vidros com rolha de cortiça.
No frigorífico, a farinha de amêndoa caseira pode durar entre 4 a 6 meses e no congelador vai até 1 ano. Não se esqueça que no frigorífico ou ao congelar esta farinha pode absorver humidade, alterando a sua textura e sabor.
Agora que já sabe fazer farinha de amêndoa caseira, experimente a nossa receita de bolo de amêndoa, perfeito para qualquer lanchinho de domingo!