A Importância dos Ingredientes Frescos: Um Sabor que Faz a Diferença
Sabe qual a diferença entre o peixe fresco e o peixe congelado?
O último traz sobremesa. 😉
Brincadeiras à parte, os ingredientes frescos fazem uma grande diferença no sabor de um prato. Os produtos naturais, locais e sazonais são imprescindíveis para criar pratos deliciosos e nutritivos.
Qual é a importância dos ingredientes frescos?
Para começar ao congelarmos os alimentos retiramos-lhes imensos nutrientes, textura e sabor.
Sabia que os alimentos produzidos fora de época, para além de utilizarem muitos mais recursos para serem produzidos, são menos saborosos?
Por exemplo, todos sabemos o quão desgostoso é abrir uma laranja à espera de um sabor doce e sumarento, mas por estar um pouco fora de época já vem seca como o deserto.
O sabor é uma experiência essencial à vivência humana, e o principal sentido durante as refeições. Esta experiência sensorial complexa e multifacetada conecta-nos com o mundo ao nosso redor. O cheiro, a textura, vários fatores influenciam o sabor dos alimentos, mas claro a sua origem tem também um grande impacto.
Por isto, na Avó Cristina preferimos ingredientes frescos, no pico do sabor e textura. Evitamos produções fora de época e somos contra o uso de químicos, emulsionantes e conservantes não naturais. Em último recurso, quando precisamos de ingredientes que não conseguimos produzir sozinhos recorremos a produtores locais que também acreditam na força da terra e no poder do natural.
Mas afinal qual o real impacto da frescura dos ingredientes na cozinha?
O impacto dos ingredientes frescos no sabor:
Um ingrediente fresco encontra-se no auge da sua maturidade, é colhido no momento ideal, sendo tratado de forma a preservar as suas características naturais. Estes ingredientes distinguem-se pela sua aparência, aroma, sabor e textura.
Visualmente estes ingredientes apresentam cores mais vibrantes, uma textura firme e ausência de manchas. O cheiro destes produtos é mais intenso e característico, despertando o apetite.
O sabor é mais completo e autêntico, livre de sabores artificiais. A textura é ideal para cada tipo de ingrediente, crocante, suculenta ou macia.
Exemplos de diferenças entre produtos alimentares frescos e alimentos processados:
Os pêssegos enlatados têm um cheiro e sabor demasiado forte e artificial, a sua textura assemelha-se à borracha, ao contrário dos pêssegos naturais, macios e suaves.
Os tomates têm um sabor adocicado e suculento, são ricos em vitamina C, licopeno e potássio. Os molhos de tomate veem muitas vezes com sabores artificiais, adição de açúcares, sal e conservantes, o que significa uma perda de vitamina C e licopeno.
Imagine um morango fresco da época: suculento, adocicado e com um aroma irresistível. Agora, compare com morangos congelados: a textura perde-se, o sabor torna-se artificial, os nutrientes diminuem consideravelmente e vem com muito mais açúcares que fazem mal à sua saúde.
O mesmo acontece com os frutos vermelhos: framboesas, mirtilos e amoras frescas são um verdadeiro presente da natureza, ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais para a nossa saúde. Mas quando processados, congelados ou com adição de conservantes, perdem grande parte do seu valor nutritivo e do sabor original.
Os brócolos frescos têm um sabor suave, levemente amargo e uma textura crocante, são também ricos em vitamina C, K, ácido fólico e potássio. São perfeitos para saladas, sopas, refogados ou gratinados.
Por outro lado, os brócolos congelados perdem bastante o seu sabor e a textura altera-se devido ao congelamento, para além de lhes serem adicionados conservantes e sódio.
Por estes exemplos, podemos concluir que para além de mais sabor, os ingredientes naturais oferecem melhor nutrição. Enquanto que os produtos congelados ou processados apresentam sempre conservantes, tendencialmente à base de químicos e ainda grandes quantidades de sódio.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) quase todos os idosos portugueses ingerem sal acima das recomendações, apresentando ainda baixos níveis de potássio!
A ingestão de sal recomendada pela OMS é de até 5 gramas por dia. No entanto, foram identificados até 27 gramas de sal em idosos e 20,8 gramas em idosas, ou seja mais do triplo do valor recomendado!
Na Avó Cristina, acreditamos que a verdadeira experiência gastronómica começa com ingredientes frescos e da época. É por isso que cultivamos os nossos próprios frutos vermelhos, utilizando métodos naturais e sustentáveis. Colhemos na altura ideal, preservando todo o sabor, textura e nutrientes.
Beneficios nutricionais de ingredientes frescos:
O consumo regular de ingredientes frescos está associado a diversos benefícios para a saúde como:
- Redução do risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, alguns tipos de câncer e doenças neurodegenerativas.
- Fortalecimento do sistema imunológico.
- Melhoramento da saúde digestiva.
- Controle do peso corporal.
- Aumento da energia e vitalidade.
Dicas para armazenar ingredientes frescos:
Verifique a temperatura ideal
Cada alimento possui uma temperatura ideal de
Identifique o local adequado
Evite a luz solar e o calor
Utilize embalagens adequadas
Lave as frutas e os vegetais apenas quando for comer ou cozinhar:
O impacto dos ingredientes frescos
Em suma, a frescura dos ingredientes afeta gravemente a qualidade do seu sabor, a quantidade e qualidade dos seus nutrientes e, consequentemente, a nossa saúde.
Alguns sítios onde pode comprar ingredientes frescos de melhor qualidade:
Mercados locais
Contactar diretamente pequenos produtores locais
Lojas de produtos biológicos
Lojas a granel como a Maria Granel
Lojas online como a Avó Cristina
Como ter frescos à disposição nem sempre é fácil, considere explorar o universo das compras online. Por exemplo, na Avó Cristina garantimos a frescura dos nossos ingredientes e fazemos envios para todo Portugal Continental.
Visite-nos em AvóCristina.pt para saber mais!
Não se esqueça, cozinhar com ingredientes frescos é um ato de amor e cuidado para consigo mesmo e para com aqueles que ama.